30/10/2019 - 17h07m

EDUCAÇÃO

Escola de Miranorte celebra Dia Nacional do Livro com lançamentos literários

Philipe Bastos

Em Miranorte, o Dia Nacional do Livro, celebrado na última terça-feira, 29, contou com uma comemoração especial no Centro de Ensino Médio (CEM) Rui Brasil Cavalcante. Na ocasião, a unidade escolar sediou o lançamento de duas obras literárias, uma de autoria de estudantes do CEM, e outra escrita pelo professor Pedro Albeirice, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Em uma noite de celebração à literatura, os estudantes e técnicos presentes participaram do evento, que faz parte do projeto ‘Ler é um Prazer, Sim!’. O livro Rabiscos D’Alma – 2ª Coletânea de Poemas e Contos, de autoria dos estudantes do CEM Rui Brasil, traz uma série de textos que abordam o cotidiano dos alunos de forma sensível, em verso e prosa.

Já o professor Pedro Albeirice vem lançando, desde o ano passado, suas obras pelas escolas públicas do Tocantins. No evento em Miranorte, o autor apresentou ao público o livro ‘Histórias do Tocantins e outras mais’.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Maria Célia Gomes, organizadora do livro Rabiscos D’alma, além de textos, a obra dos estudantes traz ilustrações que complementam as palavras publicadas em cada uma das páginas.

“Em tempos digitais, de jovens de paciência curta e dedo ligeiro, é gratificante pegar e sentir o cheiro do papel com textos de nossos alunos, bem como as ilustrações que saltam aos olhos”, completou.

A estudante da 1ª série do ensino médio, Paula Raissa Marques de Sousa, que tem contos e poemas publicados nas duas edições já publicadas do livro, destacou que seu interesse pelas obras literárias vem desde cedo. “Desde criancinha, sempre tive contato com o mundo da leitura, e fazer parte de dois livros é uma experiência maravilhosa que marca a nossa vida. É algo muito motivador, afinal não é sempre que temos esse tipo de oportunidade”, destacou.

Ler é um Prazer

O projeto consiste no trabalho cotidiano em torno da leitura de clássicos da Literatura Brasileira, da Literatura Tocantinense, Literatura Indígena e Literatura Afro-brasileira. Além disso, a escola busca promover o contato entre estudantes e escritores regionais valorizando e estimulando a produção literária do Tocantins.

A partir da leitura de cada obra, os alunos participam de oficinas de leitura, debates, seminários, bem como produzem fichamentos, memoriais de leitura, curtas-metragens, dentre outras atividades. Com isso, além de ampliarem o vocabulário e o conhecimento de mundo, os estudantes desenvolvem a criticidade e a produção textual oral e escrita.

Arrecadação

O evento foi aberto ao público e cada exemplar da obra Rabiscos D’alma foi vendida a R$ 20. O dinheiro arrecadado com a venda dos livros será destinado à publicação da próxima edição, cujo edital de abertura para seleção pública de textos de estudantes do CEM Rui Brasil Cavalcante, e de escritores da comunidade de Miranorte, foi lançado durante o evento na escola.

Deixe seu comentário:

Campanha INSTITUCIONAL - NOVEMBRO   assembleia