24/10/2019 - 14h41m

EDUCAÇÃO

Estão abertas as inscrições para a Maratona da Unicef para produção de aplicativos educacionais

Josélia de Lima

Os estudantes poderão formar grupos para trabalhar com o desenvolvimento de aplicativos (Foto: Elias Oliveira)

Estarão abertas até domingo, 27, as inscrições para professores e estudantes que desejam participar da 2ª edição da Maratona Unicef Samsung, que visa desenvolver protótipos de aplicativos para dispositivos móveis a serem utilizados em escolas públicas. As inscrições poderão ser feitas no portal https://maratonaunicefsamsung.org.br/.

O caminho é formar a equipe, efetuar o cadastro e enviar um vídeo de um minuto sobre o projeto. Cada equipe poderá ser formada por cinco integrantes, sendo um professor que atua na rede pública e estudantes do ensino médio que estejam cursando o ensino regular ou o ensino técnico, como também ter estudantes que estão em cursos de graduação.

A equipe que alcançar bons resultados no desenvolvimento do projeto poderá receber como premiação o valor de R$ 1.000.00 por participante, mais certificado de participação e auxílio no valor de R$ 5.000,00, este recurso é destinado a custear as despesas para o deslocamento para participar da fase final.

A ideia é que os aplicativos sejam utilizados por educadores e estudantes nas áreas de conhecimento do ensino médio, como está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

No período de 28 de outubro a 4 de novembro, acontecerá a avaliação das propostas dos projetos inscritos pela Comissão Avaliadora e, no dia 11 de novembro, serão anunciadas as equipes selecionadas para a 1ª etapa. 

O aplicativo será feito em várias etapas, com o desenvolvimento e testagem do conceito dos protótipos com usuários das escolas do ensino médio, e as equipes contarão com mentoria pedagógica.

A etapa final da Maratona, prevista para ser realizada em abril de 2010, em São Paulo, conta com avaliações técnicas e pedagógicas dos aplicativos e premiação.

A Maratona está sendo realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Samsung, com parceria técnica da Associação para a Promoção da Excelência do Software (Softex).

Deixe seu comentário:

Campanha INSTITUCIONAL - NOVEMBRO   assembleia