Facebook
07/10/2019 - 19h31m

PORTO NACIONAL

II Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas encerra Semana de discussões em relação ao tema

Secom Porto Nacional

A Semana Municipal Sobre Drogas movimentou Porto Nacional nos últimos dias do mês de setembro. A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal da Juventude, realizou uma vasta programação que mostrou a importância da prevenção ao uso de drogas. O II Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas encerrou a Semana, discutindo com a comunidade portuense o valor de uma vida sem drogas. Palestras, cursos, rodas de conversa, atividades culturais e esportivas atraíram a juventude portuense com foco para as conversações de interesse público.

O presidente da Fundação Municipal da Juventude, Thiago Paulino, enfatizou como foram as atividades da Semana de debates, e a recepção dos jovens em todo o evento: “Desde o primeiro dia, contamos com a participação da juventude da cidade. Tivemos a oportunidade de realizar diversas ações, como palestras e tratativas que levaram informações importantes ao público-alvo, como a prevenção do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas”, destacou.

Ainda de acordo com o presidente Thiago Paulino, a Semana foi pensada com muito cuidado para contemplar toda a rede envolvida com a prevenção ao uso de drogas. “Foram momentos ricos de conhecimento e compartilhamento de ideias. É necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade, e a melhor maneira para isso é promover a integração das diversas políticas públicas existentes”, enfatizou ele.

O encontro contou com a presença do presidente da Fundação Municipal da Juventude, Thiago Paulino, do diretor de Políticas Públicas para a Juventude e sobre Drogas, Matheus Domingos, da secretária municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura, além do gerente de Ações sobre Drogas da Secretaria de Defesa e Proteção Social do Estado do Tocantins, Américo Júnior, criador também da comunidade terapêutica, “Reviver”.

“Esse espaço de construção de conhecimentos oferecido aqui pelo Seminário de Drogas de Porto Nacional, é importante porque estão trabalhando as temáticas: o que é prevenção, tratamento, reinserção social e repressão? São os quatro eixos da Política Nacional Sobre Drogas, onde tem a participação dos jovens de vários setores”, disse Américo Júnior, da Secretaria de Defesa e Proteção Social.

“Essa intersetoralidade é importante, porque o problema de drogas está na saúde, educação, segurança pública, no emprego, e na família. Portanto, se não for tratada com o dinamismo de cada setor, fica uma política isolada, e ainda sem efetividade, já que a polícia faz o trabalho dela, o CAPS faz o dele, e a comunidade faz o seu, e ninguém se comunica. No entanto, quando esse espaço público é aberto para a comunidade se manifestar, é o momento onde há o entendimento de que a responsabilidade política sobre drogas é de todos”, explicou Américo Júnior.

Deixe seu comentário:

ASSEMBLEIA     Campanha: INSTITUCIONAL - OUTUBRO