01/11/2019 - 18h38m

CMPD

Porto Nacional realiza I Fórum Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social e nomeia representantes do Conselho

Secom Porto Nacional

Com o tema “O Desafio na Implementação das Políticas das Pessoas com Deficiência – A Transversalidade como a Radicalidade dos Direitos Humanos”, a Prefeitura de Porto Nacional realizou nessa quinta, 31, o I Fórum Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social. Na ocasião, os membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) tomaram posse e elegeram como presidente, Paulo Célio Galvão Costa, que ficará à frente da Instituição no biênio 2019/2021. O evento aconteceu no Centro de Convenções Comandante Vicentão.

A solenidade contou com a participação da comunidade portuense e de representantes de seguimentos da sociedade organizada, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Regional das Pessoas com Deficiência, representada pelo presidente, Juracy Ferreira Cavalcante, o Juracy da Osego, que também compõe o conselho municipal.

“Eu quero em primeiro lugar parabenizar todos os idealizadores desse Fórum, uma iniciativa importante para que exista um congraçamento social das pessoas dentro da associação e do conselho. Estamos elegendo, de forma oficial, o presidente do Conselho Municipal. Precisamos ter um grupo mais unido e com conhecimento dos nossos direitos. Temos muitas leis, porém as pessoas não as conhecem. É necessário conhecermos e interpretarmos de forma clara, para que possam ser de fato aplicadas,” pontuou Juraci Cavalcante.

O evento foi marcado por apresentações culturais dos alunos da Rede Municipal de Ensino das escolas Marieta Pereira de Macedo e Celso Alves Mourão, o Coral de Vozes do Coração da APAE, e apresentação artística dos assistidos do CAPS Dr. Euvaldo Thomaz.

O presidente da Casa dos Conselhos de Porto Nacional, Manoel Olímpio Brito, falou da importância do debate dentro do Fórum Municipal.

“Acreditamos que com essas discussões e debates, poderemos levar para a sociedade a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Sabemos que a pessoa com deficiência tem muita falta de oportunidade, e conclamamos os empresários e comerciantes para estarem inserindo essas pessoas, que tem muito potencial, e podem contribuir muito para com a sociedade”, destacou o Presidente.

Posse do Conselho

Eleito presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Paulo Célio Costa Galvão, o Paulinho Galvão, falou do valor da realização do I Fórum e da representatividade do conselho eleito.

“Esse momento é muito importante para a consolidação de políticas pública voltadas para as pessoas com deficiência. Seminário trabalha a inclusão social, a acessibilidade, e também efetiva o conselho da pessoa com deficiência do qual tomamos posse. Temos essa missão que é árdua, porém vantajosa, por trabalhar questões tão extraordinárias como a inserção no mercado de trabalho e a quebra de preconceitos. Essas ações devem ser constantes em nossa sociedade,” afirmou Galvão.

Membros efetivados e respectivos suplentes no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência:

Entidades Governamentais

Secretaria Municipal da Saúde

Títular: Paulo Célio Costa Galvão

Suplente: Welton Aires de Andrade

Secretaria Municipal de Assistência Social

Títular: Silvânia Albuquerque Bispo

Suplente: Reginaldo Barbosa Ramos

Secretaria Municipal da Educação

Títular: Dalila Silva Lima

Suplente: Sandra Eney Leal Veleda Gomes

 

Entidades não governamentais

CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas

Títular: Gildeny Jorge de Aguiar

Suplente: Souveny Donizetti Amaral Negre

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Títular: Elaine Silva Souza

Suplente: Kátia Christina Aires

Centro de Direitos Humanos de Porto Nacional

Títular: Ricardo Vargas Mora

Suplente: Meire Viana

Deixe seu comentário:

Campanha INSTITUCIONAL - NOVEMBRO   assembleia