01/11/2019 - 18h07m

PORTO NACIONAL

Prefeito Joaquim Maia entrega reforma e ampliação de Unidade Básica de Saúde Maria da Conceição Ferreira Moura Aires

Secom Porto Nacional

Ampliar o acesso aos serviços da Atenção Primária e oferecer atendimento ainda mais digno e preventivo que o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, o vice-prefeito, Ronivon Maciel e a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito entregaram nessa quarta-feira, 30, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Conceição Ferreira Moura Aires, conhecida como Nova Capital, localizada na Rua Maria Angélica da Silva Prado, no setor Nova Capital, na região Norte da cidade, próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A UBS totalmente revitalizada atende cerca de 700 pessoas por mês.

A Unidade conta agora com um consultório odontológico, três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, uma sala para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), sala de acolhimento, sala de procedimentos, sala de arquivo, sala de vacina, sala de esterilização, sala de expurgo, copa, quatro banheiros (dois para os pacientes e dois para os servidores), recepção, despensa, lavanderia, garagem, calçamento, jardim, coleta seletiva de lixo e monitoramento de segurança 24 horas.

Compõe a equipe, dois médicos Clínicos Gerais (um deles já se especializando em Saúde da Família), um dentista, um profissional de Enfermagem, dois técnicos de Enfermagem (sendo um da equipe de Estratégia de Saúde da Família) e um assistente de saúde bucal.

Novos mobiliários foram adquiridos, dentre eles macas para exames clínicos, negatoscópios (aparelhos que tornam visíveis as sombras dos raios X), mesas, cadeiras, armários, focos ginecológicos, biombos, ar-condicionados, longarinas, TV de 43’’, ultrassom odontológico, doppler fetal, laringoscópio, aparelho de nebulização ultrassônico, ventiladores de teto, bebedouro, balança antropométrica digital adulto e outros. Um total de cem itens.

Na oportunidade, o prefeito Joaquim Maia citou os avanços realizados na saúde municipal e a parceria com o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) Porto, no compromisso de aparelhar as Unidades Básicas de Saúde e proporcionar melhores condições para os profissionais atuarem, cuidando da comunidade.

“Agradeço a todos os servidores pelo empenho e comprometimento com as pessoas. A secretária Anna Crystina tem lutado, diariamente, em busca de um assistencialismo de qualidade. Hoje temos uma saúde municipal que é referência”, disse o Prefeito agradecendo a grande parceria firmada com o ITPAC, na ocasião, representado pela diretora Acadêmica, Dilce do Nascimento, por proporcionar melhorias nas condições das UBS.

“A UBS Maria da Conceição agora está nova, moderna e ampliada. Uma estrutura montada de forma humana e que irá servir nossa população”, destacou Joaquim Maia.

“Estou muito feliz por mais uma entrega na saúde municipal”, ressaltou a secretária da Saúde, Anna Crystina Brito, lembrando-se do comprometimento do prefeito Joaquim Maia e do vice-prefeito Ronivon Maciel, em permitir que a comunidade tenha acesso a uma saúde que respeita, cuida, edifica, melhora, e que traz qualidade de vida. “Isso também vale para toda a equipe multiprofissional do Município”, enfatizou Anna Crystina.

“Nessa entrega, em especial, agradeço toda a equipe envolvida diariamente, por ombrear conosco e acreditar, sobretudo, nos cuidados com a nossa comunidade que é o nosso papel. Acolher a população com uma prestação de serviço de qualidade tem sido nosso compromisso maior, e o prefeito Joaquim Maia sempre nos dá essa missão e fala que de nada adianta fazermos muitas coisas se, de fato, não tivermos cuidando das pessoas, de forma humanizada e resolutiva,” pontuou a Secretária da Saúde de Porto Nacional.

A gerente de Patrimônio da Secretaria Municipal da Saúde, Cristiane Macedo, falou sobre os avanços da gestão e os cuidados empreendidos. “Sou servidora do Município há 15 anos e é a primeira vez que vejo uma mudança assim.  Prefeito Joaquim Maia, me sinto feliz por fazer parte desta gestão, principalmente pela forma humana e transparente com que as pessoas são tratadas”, afirmou feliz e emocionada a servidora Cristiane.

Participaram do evento a primeira-dama Aline Maia, o presidente da Câmara, vereador Chico Silva, os vereadores, Salmom Pugas, Jean Carlos, Adael Oliveira, professor Sebastião e Argemiro Gomes, a diretora de Atenção Básica do Município, Patrícia Rodrigues, secretários da gestão, diretores, coordenadores e representantes das secretarias municipais, profissionais de saúde, e a comunidade em geral.

Quando a UBS Maria da Conceição Ferreira Moura Aires estava em reforma, os atendimentos foram transferidos, provisoriamente, para o Centro de Especialidades Médicas (CEME).

Deixe seu comentário:

Campanha INSTITUCIONAL - NOVEMBRO   assembleia