01/11/2019 - 18h24m

2º EMITO

Ricardo Ayres palestra sobre ordenamento territorial de Palmas em evento para corretores

Thalia Batista / Helton Gonzaga

Ayres apresenta projetos e projeções no Plano Diretor de Palmas (Foto: Ascom Deputado Ricardo Ayres)

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), proferiu, na manhã desta quinta-feira, 31, uma palestra durante 2º Encontro do Mercado Imobiliário do Tocantins (EMITO). Com o tema “Ordenamento Territorial: Perspectivas e projeções da economia de Palmas”, o parlamentar, que já esteve como secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais de Palmas, abordou as mudanças no Plano Diretor e as potencialidades imobiliárias da Capital.

Ayres iniciou apresentando os dados sobre Palmas, quanto população, área demográfica, esgotamento sanitário, arborização e urbanização de vias públicas. O deputado ainda ressaltou que cada região tem uma potencialidade específica e que é preciso entender a cidade como um todo nas suas particularidades. “Tive a honra de poder conduzir a revisão do Plano Diretor de Palmas, uma proposta moderna que projeta a Capital para um futuro de desenvolvimento urbano e econômico, de forma sustentável. Na oportunidade também elaboramos o Plano Municipal de Regularização Fundiária e criamos o Programa Municipal de Urbanização”, ressaltou.

Na oportunidade, Ricardo também levantou as principais entraves quanto ao ordenamento e democratização ao acesso à cidade, que segundo ele são: ocupação desordenada do território; grande extensão territorial x baixa densidade populacional; custo elevado do metro quadrado na Capital; falta de uma política de ordenamento territorial eficiente e efetiva; escassez de programas habitacionais; entraves no sistema de políticas tributárias e excessivo número de ocupação irregulares. “São mais de 70 quilômetros de ponta a ponta da cidade, um crescimento desordenado que torna o custo de manutenção do serviços altos para a população. O maior patrimônio da cidade e ter seu ordenamento territorial organizado”, defendeu.

Projeções e Perspectivas

O parlamentar apresentou, detalhadamente, projetos de desenvolvimento para cada região de Palmas, como a criação de um distrito turístico voltado para a captação de parques temáticos na Região Norte; extensão da orla do lago de Palmas com a ligação da Praia da Graciosa até o Condomínio Mirante do Lago; ocupação da área sudoeste da Capital com a destinação de áreas à empreendimentos e projetos  habitacionais; criação de um centro logístico que integre os modais aéreo, rodoviário, ferroviário e hidroviário, na região do aeroporto; para as margens da TO 050 áreas destinadas ao fomento de projetos e atividades empresariais, de baixo potencial poluidor.

Ayres também destacou a perspectiva de disponibilização de aproximadamente 50 mil lotes para comercialização na Região Central nos próximos 25 anos; redução dos preços dos lotes; avanço de projetos habitacionais para os diferentes públicos na Região Central que em consequência gera fortalecimento do setor da construção civil; redução do custo dos serviços públicos; geração de empego e renda e combate a ocupações irregulares e especulação imobiliária.

Por fim, o parlamentar agradeceu o convite e parabenizou o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Tocantins (Creci-TO) pela organização do evento e pelo alto nível das palestras. “É um evento muito importante para o Estado, o mercado imobiliário movimenta toda uma cadeia econômica, como o fortalecimento da construção civil, dentre outras. Me sinto muito honrado pelo convite, ainda mais sendo o único tocantinense a palestrar no evento”, concluiu. 

Deixe seu comentário:

Campanha INSTITUCIONAL - NOVEMBRO   assembleia