09/09/2019 - 18h40m

SES-TO

Saúde realiza webconferência sobre imunização e vigilância do sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizará nesta terça-feira, 10, ás 8h30, uma webconferência sobre o Manejo Clínico, Imunização e Vigilância do Sarampo. A ação é voltada para todos os profissionais de saúde e tem o objetivo de reforçar as condutas frente aos casos suspeitos da doença, bem como enfatizar sobre as ações de imunização e vigilância que devem ser desencadeadas. Para participar, o profissional deve acessar o link, no dia e horário agendado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 17 de agosto, o Brasil confirmou 2.552 casos de sarampo em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. No Estado do Tocantins, no mesmo período, foram notificados 22 casos suspeitos da doença, sendo que destes 21 foram descartados e um ainda está em investigação.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo ser grave, evoluir com complicações infecciosas e óbito. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A incidência, evolução clínica e letalidade são influenciadas pelas condições socioeconômicas, nutricionais, imunitárias e aquelas que favorecem a aglomeração em lugares públicos.

Prevenção

A principal forma de prevenção é através da vacinação com o componente do sarampo. Devido ao cenário epidemiológico, para aumentar a proteção contra a possibilidade de ocorrência de novos casos, o Ministério da Saúde tem recomendado a vacinação de todas as crianças de seis meses a menores de um ano com uma dose da vacina tríplice viral, além de seguir com o calendário básico de vacinação.

Deixe seu comentário:

Campanha INSTITUCIONAL - NOVEMBRO   assembleia