24/10/2019 - 15h13m

TREINAMENTO

Servidores do Naturatins recebem capacitação para atuarem com o processo digital

Tânia Caldas

A implantação definitiva do processo digital vai dar rapidez na análise dos processos (Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins)

Nesta quarta-feira, 23, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), concluiu uma das etapas de capacitações para implantação definitiva do processo digital, com o uso do SGD - Sistema de Gestão de Documentos junto com o SIGA – Sistema Integrado de Gestão Ambiental, direcionado aos servidores do Órgão.

O treinamento faz parte de uma série de capacitações que foram planejadas, para os servidores administrativos e também para os que atuam na área técnica, da sede e das regionais do Instituto.

A implementação das capacitações começou no último mês de agosto, 30 dias após a publicação da IN - Instrução Normativa Nº 05/2019, que trata sobre os procedimentos para a implantação do processo digital e tem como objetivo o alinhamento estratégico da Instituição.

“Primeiramente foram capacitados os servidores da gerência de Atendimento e Análise Técnica, depois ocorreu o treinamento do pessoal administrativo/protocolo, de todas as regionais. E posteriormente foram capacitados os analistas das regionais e da sede. Está prevista para breve, a capacitação da quarta turma”, explicou o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque.

Durante as capacitações, os servidores também participam de aulas práticas realizadas nos laboratórios de informática da Unitins – Universidade Estadual do Tocantins, Escola Fazendária e da Unopar. Na sala dos analistas ambientais, os servidores dialogaram e participaram de um alinhamento técnico sobre as análises de processos, em conjunto com os analistas que trabalham na sede.

Segundo o presidente Albuquerque, o planejamento desta ação, bem como as capacitações foram desenvolvidos por meio da Secretaria – Geral, Gerência de Atendimento e Análise Técnica, setor de Tecnologia da Informação, Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Gerência de Planejamento e Convênios. “Estas capacitações somam-se a outras medidas que facilitarão a integração entre os setores e que vão resultar na modernização do Naturatins”, afirmou.

Para Frank Rodrigues, inspetor de Recursos Naturatins da Regional de Gurupi, a ferramenta irá favorecer o trâmite processual. Ele salienta que o SGD facilita a movimentação dos processos, já que não é necessária a movimentação física do processo. E a análise passa a estar disponível instantaneamente.

“No caso de um processo de licenciamento, que exista um requerimento de licenciamento ambiental e ao mesmo tempo, a solicitação de uma DUI - Declaração de Uso Insignificante. Se consegue ter a análise do técnico de licenciamento e ao mesmo tempo ter a análise do técnico da outorga de forma quase que simultânea”, disse.

Processo digital

O secretário - Geral, Felipe Pimpão, lembrou que as capacitações foram ações muito importantes, pois resultaram no alinhamento estratégico institucional para os servidores administrativos da sede e de outras regionais. Ele argumentou que a implementação do processo digital, via SGD, representa um avanço para o Naturatins. “Vamos ganhar celeridade na movimentação e análise processual. Com a iniciativa, ganha o Naturatins e ganha o empreendedor”, destacou.

O servidor da Regional de Araguaína, Hellyson Miranda, parabenizou o Naturatins e ressaltou a relevância do planejamento das capacitações, que ajustou a teoria à prática. “O evento foi muito proveitoso, o Naturatins está dando um grande salto. Além da extinção do uso do papel, será otimizado todo o trabalho processual, uma medida de organização, modernização e economicidade”, considerou.

Deixe seu comentário:

Campanha INSTITUCIONAL - NOVEMBRO   assembleia