29/10/2019 - 20h56m

SECIJU

Sistema Penitenciário recebe equipamentos de segurança para reestruturação do sistema

Erlene Miranda

A entrega destes materiais faz parte da reestruturação do Sistema Penitenciário e Prisional

O Governo do Estado busca a qualidade dos serviços públicos prestados por seus servidores, através da qualificação e aquisição de materiais. Diante disso, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) entregou na última sexta-feira, 25, equipamentos de segurança para atuação de agentes dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen).

Os itens foram entregues durante a formatura do Curso de Formação do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), foram 333 coletes balísticos, 38 capacetes balísticos e 5 escudos balísticos. Os recursos para a compra dos materiais são oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e administrados pelo Núcleo de Apoio Técnico do Sistema Penitenciário (Natec) da Seciju.

O gerente do Natec, Wesley Ferreira Félix, informa que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) doou oito scanners corporais e 15 detectores de metais, sendo que 1 scanner já foi entregue a Casa de Prisional de Porto Nacional. “Os outros itens serão entregues e montados em breve para auxiliar nas atividades de segurança nas unidades”, afirma.

O superintendente de Administração do Sispen, Orleanes de Sousa Alves, destaca que a entrega dos materiais faz parte do trabalho de manutenção da segurança dentro das unidades e da proteção dos direitos da pessoa privada de liberdade. “Os Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins passa por uma reestruturação que vai desde a aquisição de equipamentos até a assistência ao preso, tudo isso em busca de manter a segurança e proteger os direitos do reeducando”, ressaltou.

Mais equipamentos

No início de novembro serão entregues sete veículos administrativos que serão distribuídos entre as Gerências de Políticas de Alternativas Penais (Cepema) e Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso com o objetivo de auxiliar nas ações de ressocialização do sistema.

Também está previsto até o final do mês de novembro a entrega de três viaturas blindadas SUV e 39 cadeiras giratórias. Quanto a reestruturação das unidades, está em processo licitatório a ampliação da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG). Já para 2020 está prevista a entrega de armamentos.

Deixe seu comentário:

Campanha INSTITUCIONAL - NOVEMBRO   assembleia